Enterro e cremação na pandemia: quais as recomendações?
É inegável que estamos vivendo um período atípico no nosso país, devido a pandemia do coronavírus. Além da dor da perda do ente querido, os familiares lidam com as burocracias do enterro e cremação nesse momento delicado. Considere as recomendações para esse dois tipos de despedidas, a seguir.
Enterro e cremação: qual escolher?
Enterro
Na verdade, a maneira correta de se dizer é sepultamento. Essa prática, é a mais tradicional ao longo dos anos. Consiste no ato do velório, onde os familiares terão algumas horas para de despedir do falecido e prestar homenagens póstumas a ele. Em seguida, o caixão será destinado ao jazigo ou túmulo.
Mudanças na pandemia
Devido a esse cenário caótico da pandemia, ocorreram algumas mudanças referente ao enterro e cremação. Veja a seguir:
- a urna funerária deverá ser mantida fechado durante todo o tempo;
- não será permitido o embalsamamento e a necromaquiagem;
- limite de 6 pessoas por velório.
Cremação
A cremação é considerada a melhor opção nessa época por conta da incineração. Ocorre depois do mesmo processo de despedida no velório comum. Após isso, o corpo dentro do caixão será levado até a câmara fria, para que seja encaminhado ao forno com a temperatura de 1.200°C.
Depois desse procedimento, poderão sobrar restos de ossos. Eles serão levados ao triturador. E por fim, o resultado será as cinzas do falecido dentro de uma urna que será entregue à família.
A cremação também é considerada uma alternativa favorável ao meio ambiente. Nesse sentido, toda a fumaça emitida durante a incineração é direcionada pelas chaminés que inibe poluentes e a fumaça se dissipa no ar. Outro ponto importante é considerar que as cinzas são compostas por 75% de água e ao serem espalhadas pela natureza, não causam dano.
Mudanças da pandemia
Assim como o enterro, a cremação também passou por uma série de mudanças a fim de se tornar menos burocrática e amenizar a dor dos familiares. Veja alguma delas:
- a assistência funerária e um representante familiar deverão assinar um Termo de Responsabilidade para que a funerária possa realizar o registro de óbito em cartório;
- a facilitação da declaração simples para a cremação
Precisou de enterro ou cremação? Conte com a Funerária Pax Rio 24h
Conseguiu compreender as diferenças e mudanças entre enterro e cremação? Conte a Funerária Pax Rio 24h! Somos uma funerária no RJ que realiza traslado de corpo e outros serviços funerários. Atendemos no Cemitério Memorial do Carmo, Cemitério São João Batista e diversas outras necrópoles da cidade. Entre em contato conosco!
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog! Veja nossas últimas postagens: