Saiba como fazer uma homenagem fúnebre!
Perder um ente querido nunca é simples. Afinal, é como perder uma parte de nós. E parte do processo de perda é o enterro. Com ele, vem o momento de fazer um último tributo, que é uma homenagem fúnebre para aquele que se foi.
E por ser um momento delicado e difícil, muitas vezes é complicado achar as palavras certas ou o tributo certo. No post de hoje vamos te mostrar como fazer tornar tal ocasião mais leve.
Importância de fazer uma homenagem fúnebre
A homenagem fúnebre é uma forma de se agradecer e lembrar histórias de carinho de um do ente querido. Apesar de sempre está relacionada ao velório, a homenagem fúnebre pode ser realizada em qualquer ocasião, como aniversário ou dia de Finados.
Desta forma, se mantém viva a imagem do falecido e, para alguns, ajuda a aliviar a dor.
Como fazer uma homenagem fúnebre?
Para ajudar quem tem dificuldade de achar as palavras ou de expressar os sentimentos, montamos um passo a passo de como fazer uma boa homenagem fúnebre. Veja!
1- Organize um discurso
Uma forma de lembrar de alguém é escrever sobre ela. Podem ser histórias engraçadas que viveram juntos ou histórias que a pessoa te contou. Ou até algum ensinamento que ela lhe passou. O importante é mostrar o quanto ela é importante e a falta que faz. Pode-se olhar frases na internet de inspiração. Mas não as copie, o discurso deve vir de você e não de outra pessoa.
2- Relembre quem se foi
Uma boa forma de homenagear alguém é manter seus projetos vivos. Monte projetos em seu nome, podendo realizar campeonatos beneficentes ou eventos que tenham ligação com seus hábitos. Por exemplo, um clube de literatura se a pessoa gostava de ler ou então uma homenagem musical, que tenha suas músicas preferidas.
Uma outra forma é fazer visitas ao seu túmulo. Há quem prefira levar flores ou conversar. Porém, o importante é se mostrar presente, pois assim a memória do ente querido sempre estará viva.
3- Realize uma missa
Realizar uma missa também é uma boa forma de fazer uma homenagem fúnebre, para aqueles que estão ligados a uma religião. Já que é uma forma de lembrar quem se foi e acalentar o coração dos familiares.
4- Monte um espaço para guardar lembranças
Criar um espaço para guardar as lembranças do falecido é bom para manter viva a sua memória. Pode-se guardar fotografias, objetos pessoais ou até dedicatórias. Pois, dessa forma, o falecido pode continuar presente e os familiares se sentem menos sós.
Idealize esse espaço para afugentar a dor e fortalecer a vontade de continuar em frente, e não para algo macabro e doloroso.
5- Avise os amigos e parentes
Informar os amigos e parentes do falecimento é importante para que eles possam fazer as próprias homenagens e sentir o luto. Apesar de ser considerada informal e alegre, as redes sociais são ideais para fazer esse anúncio. Assim, todos serão informados e as homenagens estarão em um só lugar.
Gostou de saber como realizar uma homenagem fúnebre? Nós da Funerária Pax Rio 24h temos funcionários de prontidão para lhe ajudar. Somos uma funerária no RJ que realiza traslado de corpo e outros serviços funerários. Atendemos no Cemitério Memorial do Carmo, Cemitério São João Batista e diversas outras necrópoles da cidade. Entre em contato!
Além deste artigo temos muitos outros para lhe ajudar neste momento difícil. Confira: