Perder um filho: como superar a dor e seguir em frente?

Vemos uma pessoa que tenta superar a dor de perder um filho.

Compartilhe!

Não existe nada igual ao amor de uma mãe por seu filho. E, quando acontece a perda de um filho é algo que muda toda a perspetiva de vida dos pais. Afinal, essa não é a ordem natural e cronológica que as coisas deveriam acontecer. Mas, por diversos motivos, pode acontecer, até mesmo de forma inesperada, de uma mãe perder um filho. Pensando nessas dores, a Funerária Pax Rio 24h preparou esse artigo, nele, damos algumas dicas para tentar amenizar a dor e ajudar a seguir em frente. Continue lendo!

5 dicas para superar a dor de perder um filho

1 – Permita-se chorar e viver o luto

Depois de perder alguém que se ama, chorar quando houver vontade ajuda a mente a “liberar o sentimento”. Isso não vai resolver de imediato, mas, de acordo com as psicólogas e autoras do livro “Conversando com o luto”, ao chorar podemos recuperar as forças para lutar e seguir em frente. 

Da mesma forma vale as fases do luto. Permita-se viver cada uma delas no seu tempo. O alívio só vem com o tempo. E mesmo assim, a dor nunca vai deixar de existir, mas vai diminuir e você pode aprender a lidar com as suas emoções. 

2- Procure ajuda profissional

Fazer o acompanhamento com um psicólogo pode ajudar a vencer o luto e diminuir a dor de uma perda profunda. Não é apenas “desabafar”, mas aprender a conviver com o fato e com as suas emoções acerca do ocorrido. Chorar, gritar e falar com um profissional pode ser transformador para os pais que passam pela triste experiência de perder um filho.

3 – Tente não focar nos detalhes do ocorrido 

Ao perder um filho é comum os pais pensarem se poderiam ter feito algo de diferente. Ou se poderiam ter protegido. E, além disso, muitas pessoas curiosas podem passar dos limites e ficam insistindo e saber mais do que aconteceu. Lembre-se que os pais não são obrigados a detalhar tudo. São fatos pessoais e uma dor que ninguém pode imaginar. Peça respeito pelo seu tempo e dê tempo ao tempo. Só comece a falar mais sobre o assunto com outras pessoas quando e se você se sentir preparado para isso. Tente lembrar das boas memórias

4 – Não invalide e nem deixe ninguém invalidar seus sentimentos 

Cada pessoa tem uma forma de lidar com a morte. E, quando uma pessoa tem uma forma diferente de entender e enfrentar da sua forma, pode haver conflito. Algumas pessoas não sabem mensurar suas próprias palavras e podem machucar ainda mais os seus sentimentos. Portanto, nunca permita que alguém diga que está bom de sofrer ou que já passou da hora de voltar à vida. O luto tem várias etapas e passar por cada uma delas é fundamental para voltar a se sentir bem.

5 – Busque ajuda de grupos de apoio ao luto 

Existem diversos grupos de apoio ao lutoComo já dissemos, só quem já passou pela mesma situação sabe o que você está passando. Por isso, encontrar outras pessoas que já passaram pela experiência pode contribuir para essa fase. Escute as histórias. Se estiver pronto, converse. Você não está sozinho. Se preferir, busque também ajuda religiosa. Cada uma tem uma forma diferente de lidar com a morte e uma delas pode te ajudar. 

Conheça a Funerária Pax Rio 24h!

Agora que você já sabe algumas dicas para lidar com a dor de perder um filho, conte com a Funerária Pax Rio 24h!

Nos preocupamos com os seus sentimentos. Por isso, nossa equipe é especializada em prestar atendimento humanizado nesse momento delicado. Oferecemos serviço de cremação, translado e planos funerários. Atendemos no Cemitério Memorial do Carmo, Cemitério São João Batista e diversas outras necrópoles da cidade.

Entre em contato e tire suas dúvidas. Funcionamos 24h!