CONHEÇA NOSSO BLOG
20Jun
O que acontece após a morte: a visão de diferentes religiões?

O que acontece após a morte: a visão de diferentes religiões?

Compartilhe!

Um fim ou novo começo? A morte traz muitos questionamentos há séculos, sendo sua chegada única certeza que todas as culturas carregam. O que acontece após a morte sempre gera dúvidas e curiosidades. Seja pela ciência ou pela religião. Então, o que de fato acontece? Confira neste artigo da Funerária Pax Rio 24h as diferentes respostas religiosas sobre o assunto! Boa leitura!

O que acontece após a morte para diferentes religiões?

1 – Catolicismo

O catolicismo ainda é uma das religiões mais fortes entre a população brasileira. Para esta crença, o que acontece após a morte é a passagem para a vida eterna. Cada pessoa é julgada por suas atitudes em vida, e isso leva a dois caminhos. Se o falecido for perdoado, alcançará o céu e poderá ressuscitar para a vida eterna.

Se for condenado, irá para o inferno. Existem interpretações que acreditam que algumas almas podem ir para o purgatório, onde serão purificadas.

A crença em céu, purgatório e inferno afasta, geralmente, a ideia da reencarnação. Assim, as almas encontram a vida eterna junto a Deus.

2 – Budismo

Para os budistas, a concepção de morte envolve o retorno à terra. Para eles, após a morte, o espírito volta à vida, mas em outro corpo. Tudo o que fez em vida influencia a vida que terá no retorno, até a espécie que será.

Para Buda, a morte e a reencarnação se equiparam a dormir, sonhar e acordar. As reencarnações acontecem até o espírito se libertar do carma. Para isso, é preciso se desapegar do material, evitar o mal, praticar o bem e purificar a mente.

3 – Espiritismo

Aqui, acredita-se que todos os seres humanos fomos criados iguais, simples e ignorantes. Para eles, somos diferentes na escala evolutiva conforme o que praticarmos em vida. A cada reencarnação, o espírito utiliza o corpo físico para evoluir.

Para o espiritismo, a consciência é eterna. O que acontece após a morte é o retorno da alma para o mundo espiritual. Lá, ficará até estar pronta reencarnar novamente.

4 – Candomblé

A religião de matriz africana acredita na continuidade da vida por meio do “ori”. Ela é a força vital e imperecível de uma pessoa. Na morte, o espírito vai para outra dimensão, junto a outros espíritos, guias e orixás. Aqui, a morte não é fim, mas apenas uma mudança de dimensão e existência.

5 – Judaísmo

Para os judeus, a alma é algo eterno. Cada um está na Terra por uma missão a cumprir. A morte é só o fim do que é material.

Porém, não há uma única visão padrão, aqui, de o que acontece após a morte. Algumas vertentes acreditam na reencarnação, outras na ressurreição. O que é de acordo é que a situação do espírito está conectada ao modo como a pessoa viveu na Terra.

6 – Islamismo

Para o islamismo, a morte é a separação do corpo e da alma. Nesta religião, crê-se na passagem desta vida para a eternidade. Próximo ao catolicismo, acredita-se em um juízo final, quando Alá trará à vida todos os mortos. Por isso, o que acontece após a morte é o aguardo do dia da ressurreição para o julgamento do Criador.

Como lidar com os diferentes pontos de vista sobre a morte?

A morte é, com certeza, um dos maiores mistérios da vida. Mesmo a ciência tenta monitorar a vida após a morte há algum tempo. Entender essa diversidade é importante para entender como melhor respeitar o falecido. Se a religião do mesmo aprova cremação ou sepultamento, se existe algum ritual ou preparação religiosa. Tudo isso envolve as crenças do falecido e como gostaria de ter sua passagem nessa etapa.

Conheça a Funerária Pax Rio 24h!

Gostou de conhecer mais sobre como as diferentes religiões interpretam o que acontece após a morte? Acompanhe mais conteúdos desse tipo no nosso blog.

E se precisar de um serviço funerário, conte com a Funerária Pax Rio 24h. Temos assistência completa e oferecemos desde traslado de corpo e ornamentação, até a contatação com o cemitério ou crematório do RJ de sua escolha. Oferecemos ainda planos funerários e com atendimento 24h atencioso e especializado para esse momento tão delicado. Em caso de necessidade, entre em contato!

Posts Recentes Tags