Conheça os 6 principais procedimentos após falecimento!
A morte de um familiar pode ser complicada, independentemente da causa. Os processos legais ainda podem piorar a dor de cabeça e prolongar o período do luto. De modo a diminuir sua frustração, bem como preocupação, criamos este artigo. Aqui, iremos te indicar quais são os principais procedimentos após falecimento de um ente querido. Quer esclarecer essa questão? Continue a leitura!
Procedimentos após falecimento de um ente querido: quais são?
1- Separar os documentos
O primeiro procedimento que deve ser realizado após a morte de um ente querido é separar seus documentos. Eles serão essenciais para os processos de identificar o falecido, bem como prosseguir com a cerimônia. Apenas com esses itens é possível enterrar e cremar um cadáver:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou de casamento;
- Carteira de trabalho;
- Título eleitoral;
- Certificado de reservista (se o falecido for homem acima de 18 anos);
- Cartão de inscrição no INSS;
- Atestado de óbito do hospital ou IML.
2- Obter a certidão de óbito
Obter a certidão de óbito é necessário para continuar com os procedimentos após falecimento. Ela é ainda mais importante que os documentos apresentados acima. Para consegui-la, você deve juntar os itens do tópico anterior e levá-los ao cartório. O responsável, então, poderá lavrar o novo registro legal.
3- Decidir o destino do corpo
Já tem todos os documentos importantes para dar seguimento ao processo? Pode decidir o destino do corpo. Ele será sepultado ou cremado? Verifique se há alguma Declaração de Vontade ou tente pensar no que o falecido iria desejar. Tente levar isso em conta!
4- Acionar a assistência funerária
Agora, com os principais procedimentos após falecimento do ente querido já realizados, é interessante contar com uma assistência. Uma equipe funerária é experiente e já sabe lidar com cemitérios e famílias enlutadas. Se você deseja ajuda ou evitar dor de cabeça, essa é a escolha certa! A empresa ficará responsável por encaminhar o falecido ao embalsamamento e realizar o traslado do corpo para onde for necessário. O objetivo é tirar o maior peso dos seus ombros.
5- Escolher e alugar o cemitério
Depois que você já deu a entrada nos procedimentos após falecimento e já contratou a funerária, escolha o cemitério. A empresa escolhida irá te ajudar a entrar em contato com a locadora da capela e garantir o seu lugar de preferência. Opte por uma que ofereça o destino escolhido.
6- Abrir o inventário
Por fim, depois que o velório acontecer, busque um advogado e vá atrás dos seus direitos. Essa ação ainda está entre os primeiros processos pós-morte. Você deve pedir a abertura do inventário e testamento do falecido, se houver.
Conte com a ajuda da Funerária Pax Rio 24h!
Achou este artigo porque obteve algum falecimento recente na família? Então, provavelmente você e seus entes devem estar precisando de auxílio. A Funerária Pax Rio 24h está aqui para isso. Somos uma funerária do Rio de Janeiro. Podemos lhe auxiliar com os serviços de traslado, aluguel de capela, além de ajudar com a burocracia. Quer evitar dor de cabeça? Fale conosco e deixe os procedimentos após falecimento com uma equipe experiente!
Links úteis: Cemitério São João Batista; Funerária Copacabana; Funerária Botafogo; Crematório RJ;