CONHEÇA NOSSO BLOG
11Nov
Conheça os 6 principais procedimentos após falecimento!

Conheça os 6 principais procedimentos após falecimento!

Compartilhe!

A morte de um familiar pode ser complicada, independentemente da causa. Os processos legais ainda podem piorar a dor de cabeça e prolongar o período do luto. De modo a diminuir sua frustração, bem como preocupação, criamos este artigo. Aqui, iremos te indicar quais são os principais procedimentos após falecimento de um ente querido. Quer esclarecer essa questão? Continue a leitura!

Procedimentos após falecimento de um ente querido: quais são?

1- Separar os documentos

O primeiro procedimento que deve ser realizado após a morte de um ente querido é separar seus documentos. Eles serão essenciais para os processos de identificar o falecido, bem como prosseguir com a cerimônia. Apenas com esses itens é possível enterrar e cremar um cadáver:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento ou de casamento;
  • Carteira de trabalho;
  • Título eleitoral;
  • Certificado de reservista (se o falecido for homem acima de 18 anos);
  • Cartão de inscrição no INSS;
  • Atestado de óbito do hospital ou IML.

2- Obter a certidão de óbito

Obter a certidão de óbito é necessário para continuar com os procedimentos após falecimento. Ela é ainda mais importante que os documentos apresentados acima. Para consegui-la, você deve juntar os itens do tópico anterior e levá-los ao cartório. O responsável, então, poderá lavrar o novo registro legal.

3- Decidir o destino do corpo

Já tem todos os documentos importantes para dar seguimento ao processo? Pode decidir o destino do corpo. Ele será sepultado ou cremado? Verifique se há alguma Declaração de Vontade ou tente pensar no que o falecido iria desejar. Tente levar isso em conta!

4- Acionar a assistência funerária

Agora, com os principais procedimentos após falecimento do ente querido já realizados, é interessante contar com uma assistência. Uma equipe funerária é experiente e já sabe lidar com cemitérios e famílias enlutadas. Se você deseja ajuda ou evitar dor de cabeça, essa é a escolha certa! A empresa ficará responsável por encaminhar o falecido ao embalsamamento e realizar o traslado do corpo para onde for necessário. O objetivo é tirar o maior peso dos seus ombros.

5- Escolher e alugar o cemitério

Depois que você já deu a entrada nos procedimentos após falecimento e já contratou a funerária, escolha o cemitério. A empresa escolhida irá te ajudar a entrar em contato com a locadora da capela e garantir o seu lugar de preferência. Opte por uma que ofereça o destino escolhido.

6- Abrir o inventário

Por fim, depois que o velório acontecer, busque um advogado e vá atrás dos seus direitos. Essa ação ainda está entre os primeiros processos pós-morte. Você deve pedir a abertura do inventário e testamento do falecido, se houver.

Conte com a ajuda da Funerária Pax Rio 24h!

Achou este artigo porque obteve algum falecimento recente na família? Então, provavelmente você e seus entes devem estar precisando de auxílio. A Funerária Pax Rio 24h está aqui para isso. Somos uma funerária do Rio de Janeiro. Podemos lhe auxiliar com os serviços de traslado, aluguel de capela, além de ajudar com a burocracia. Quer evitar dor de cabeça? Fale conosco e deixe os procedimentos após falecimento com uma equipe experiente!

Posts Recentes Tags