Acredito que você já foi em alguma missa do sétimo dia ou pelo menos já ouviu falar. Esse ritual é bastante comum na liturgia católica aqui no nosso país. Porém, poucas pessoas conhecem o motivo de ser após 7 dias, onde surgiu essa tradição e a real importância da Missa de sétima dia. Pensando nisso, a Funerária Pax Rio 24h separou curiosidades sobre essa cerimônia neste artigo. Prossiga a leitura!
A missa de sétimo dia consiste numa tradição católica de reza pela alma do falecido após 7 dias de sua morte. Essa cerimônia é um tipo de homenagem fúnebre e tem o objetivo de reunir familiares e amigos para que juntos possam interceder em oração para que o espírito do ente querido tenha descanso eterno nos céus.
A importância da missa de sétimo dia se dá pela reunião de pessoas próximas do falecido a fim de prestar as últimas homenagens. Esse ritual teve origem no período colonial, onde era mais difícil o deslocamento para outras cidades e os familiares não chegavam a tempo da despedida. Pensando nisso, surgiu a ideia de realizar a última celebração após 7 dias da morte, onde todos teriam a possibilidade de fazer sua homenagem ao ente querido.
Na verdade, a missa do sétimo dia foi inspirada em versículos bíblicos que citam homenagens póstumas. Confira esse trecho que fala sobre a morte de Jacó: “fizeram um funeral grandioso e solene e José guardou por seu pai um luto de sete dias” (Gn, 50: 10). Ademais, existem outras passagens bíblicas que fazer alusão ao número 7. Veja algumas delas:
Sim. A importância da missa de sétimo dia é um costume exclusivamente brasileiro. Curioso, né? Embora haja demais países que sigam a doutrina católica, eles não possuem o hábito de realizar a missa de sétimo dia, mas sim, a missa réquiem — realizada logo após o sepultamento.
Visto a importância da missa de sétimo dia, ficou interessado em prestar uma homenagem fúnebre a seu ente querido? Primeiramente, escolha uma igreja católica e solicite contato com a paróquia. Vale ressaltar que é preciso marcar com antecedência. Após isso, convide amigos e familiares para comparecer à homenagem. E por fim, no momento da missa é citado o nome do falecido em memória para que sejam realizadas as orações.
Somos uma funerária no RJ que se preocupa com você! Realizamos todos os processos burocráticos e te ajudamos nesse momento difícil. Possuímos parceria com todos os cemitérios do Rio de Janeiro. Atendemos no Cemitério Memorial do Carmo, Cemitério São João Batista e diversas outras necrópoles da cidade.
Entre em contato conosco ou ligue para nossa Central de Atendimento (21) 4105-4666. Funcionamos 24h!
Gostou de saber a importância da Missa de Sétimo Dia? Confira outros artigos que podem te ajudar em nosso blog:
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a concessão de jazigo, pensando nisso, a Funerária Pax…
Quer saber mais sobre os rituais fúnebres no budismo? Acompanhe esse artigo da Funerária Pax…
Você precisa de ajuda para escolher um tipo de material para caixão para o ente…
Quer saber se existe regra para ter o caixão fechado ou aberto? Nós ajudamos a…
Já ouviu falar de enterro ecológico? Conheça mais desse assunto neste artigo da Funerária Pax…
Quantos ritos de despedida ao redor do mundo você conhece? Neste Finados, mate a curiosidade…