CONHEÇA NOSSO BLOG
04Nov
Jazigo e túmulo de cemitério: saiba a diferença entre os termos!

Jazigo e túmulo de cemitério: saiba a diferença entre os termos!

Compartilhe!

Quando alguém da família falece, nos deparamos com diversos termos e expressões novas. Somos obrigados a entendê-los para poder tomar as providenciais necessárias, como o traslado e a burocracia em geral. Para te ajudar com alguns deles, nesse artigo explicamos a diferença entre jazigo e tumulo de cemitério. Confira!

Qual a diferença entre jazigo e túmulo de cemitério?

Resumidamente, jazigo se diferencia do túmulo de cemitério pelo fato do primeiro ser o local onde um corpo é colocado. O segundo, por sua vez, é definido como monumento fúnebre erguido para homenagem a alguém. Ainda ficou confuso? Abaixo explicamos melhor cada um. Veja!

O que é jazigo?

O jazigo é um local onde um corpo é enterrado. Geralmente há o sepultamento subterrâneo das urnas e caixões nele. No entanto, algumas vezes são colocados apenas ossos, retirados de algum dos caixões. Esse tipo de lugar é dividido em gavetas, o que permite esse feito. Afinal, os itens que armazenam os cadáveres não são empilhados e sim arrumados. Dessa forma, proporciona a facilidade na exumação.

Tipos

Existem alguns tipos diferentes de jazigo. Cada um, comporta um tamanho de família diferente ou proporciona o atendimento na urgência dos entes queridos. O jazigo temporário oferece a permanência periódica do corpo. Geralmente, é utilizado por famílias com poucas condições financeiras ou não possuem jazigo perpétuo. Ele é público e depois de 3 a 5 anos os restos mortais devem ser retirados.

O familiar, por outro lado, permite que os cadáveres fiquem por mais tempo, podendo permanecer perpetuamente. É comprado pela família e pode ser utilizado por mais de um familiar. Desse modelo, existem três tipos:

  • simples com 3 gavetas;
  • especial com 4;
  • duplo com 8 espaços.

E o túmulo de cemitério?

O túmulo, por sua vez, diz respeito ao monumento construído acima da sepultura do morto ou jazigo. Como dito anteriormente, funciona como uma espécie de homenagem ao falecido. Ajuda o visitante a identificar mais facilmente o local e ainda presta um tributo.

Tipos

Para construir um monumento para aqueles que se despediram do mundo físico, existem 3 materiais mais usados. Cada um oferece benefícios diferentes. Você deve decidir sobre o melhor para suas condições ou aquele que o morto gostaria. São eles:

  • granito – fornece beleza e possui elevada durabilidade;
  • mármore – baixo preço e alta sofisticação;
  • cerâmica – oferece economia e fácil conservação.

Conheça a Funerária Pax Rio 24h!

Este artigo sobre a diferença de jazigo e túmulo de cemitério te esclareceu sua dúvida? Então continue conosco! Somos uma funerária do RJ. Oferecemos a assistência completa pós-morte. Fornecemos traslado, ornamentação, ajuda para contatar o cemitério e o crematório. Está em busca desses serviços para seu ente falecido? Entre em contato conosco!

Posts Recentes Tags