A preocupação com o meio ambiente estende-se a todos os aspectos da vida, e isso inclui a forma como nos despedimos dos nossos entes queridos. O enterro ecológico também é conhecido como funerário sustentável ou enterro verde. Ele surge como uma alternativa consciente para minimizar o impacto ambiental dos rituais fúnebres tradicionais, promovendo um retorno à natureza. Para entender melhor, confira este artigo da Funerária Pax Rio 24h!
Um enterro ecológico é pautado pelo princípio da biodegradabilidade e da regeneração da natureza. Assim, as práticas envolvem a redução da pegada de carbono e o uso de materiais que se integram rapidamente ao meio ambiente.
Embora conceitos mais inovadores, como a compostagem humana (recomposition) ou o sepultamento em cápsulas orgânicas que transformam o corpo em adubo para uma árvore, ainda não sejam amplamente regulamentados ou comercialmente disponíveis no Brasil, já existem maneiras concretas de realizar um enterro ecológico no país.
Esta é uma das opções mais acessíveis e praticadas. Após a cremação, as cinzas são dispostas em uma urna biodegradável:
Em cemitérios que adotam práticas sustentáveis (muitas vezes cemitérios verticais ou horizontais com gestão ambiental), é possível reduzir o impacto:
Precisando de serviços de sepultamento e cremação que respeitem os desejos do seu ente querido? Então, conte com a Funerária Pax Rio 24h, sabemos que o fim da vida pode gerar dúvidas e receios. Por isso, oferecemos serviços de assistência funerária com acolhimento e respeito.
Se precisar de apoio, entre em contato conosco. Estamos sempre prontos para ajudar!
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a concessão de jazigo, pensando nisso, a Funerária Pax…
Quer saber mais sobre os rituais fúnebres no budismo? Acompanhe esse artigo da Funerária Pax…
Você precisa de ajuda para escolher um tipo de material para caixão para o ente…
Quer saber se existe regra para ter o caixão fechado ou aberto? Nós ajudamos a…
Quantos ritos de despedida ao redor do mundo você conhece? Neste Finados, mate a curiosidade…
No artigo, entenda como eternizar o ente querido em um diamante de cinzas. Confira com…