Conheça o cortejo fúnebre, costume após a morte!
Se você já perdeu alguém, já deve ter escutado o termo “cortejo fúnebre”. Essa é uma prática comum após a morte de uma pessoa. Consiste no ato de levar o caixão ao longo da estrada, ou caminho, com a família. Quer entender melhor? Neste artigo, a Funerária Pax Rio 24h o que é e sua origem. Continue a leitura!
O que é cortejo fúnebre?
Você já escutou o termo cortejo fúnebre, mas não sabia o que era? Basicamente, esse termo se refere a um ritual de despedida para aqueles que se foram, ou faleceram. Também conhecido como procissão fúnebre, consiste no transporte do corpo desde o velório até o local em que acontecerá o sepultamento ou a cremação. Esse traslado pode ocorrer a pé, se for um caminho curto, onde as pessoas carregam o caixão, ou de carro fúnebre. Durante todo o trajeto, família e amigos se despedem.
Funciona como uma cerimônia. Podemos enxergá-lo como uma forma de os entes queridos se despedirem. É uma travessia, em que os que ficam ajudam o falecido a fazer a “passagem para a outra vida”, acompanhando no percurso. É uma espécie de homenagem.
No entanto, esse processo necessita de planejamento. Afinal, o cortejo fúnebre envolve muitos fatores. Desde a distância, tempo, trajeto até o horário em que vai ocorrer pode influenciar na forma que ocorrerá o traslado e seu sucesso. Por isso, esses aspectos devem ser analisados e verificados junto à funerária, para entender se há necessidade de algum suporte especializado.
Tipos de transporte
Existem algumas modalidades de transporte que podem ser utilizadas durante o cortejo fúnebre. São elas:
- a pé – quando as distâncias são mais curtas;
- transporte executivo – carros fúnebres tradicionais para resolver a necessidade de longo deslocamento;
- transporte de luxo – mais elegante, realizado por limousines.
Origem
A origem desse ritual é desconhecida. No entanto, há especulações. Acredita-se que a cerimônia se baseia nos rituais africanos. Nesse caso, quem ficava responsável por carregar o caixão fazia danças para animar as pessoas presentes no funeral. Em geral, esse era o papel dos homens da família: carregar o caixão até o local de sepultamento, cada um segurando em uma alça.
No entanto, em outras regiões, a procissão também ocorria. Os indivíduos do sexo masculino carregavam o falecido no caixão, enquanto o resto da família, além de amigos, seguiam com velas. Funcionava apenas como forma de levar o corpo para o local do sepultamento, acompanhando-o para a última despedida.
Conheça a Funerária Pax Rio 24h!
Este artigo te ajudou a entender melhor o que é cortejo fúnebre? Conte conosco para compreender e passar de forma mais tranquila por essa transição. A Funerária Pax Rio 24h é uma funerária no Rio de Janeiro. Oferecemos assistência com as burocracias e demais itens, como ornamentação de capela e contratação do cemitério para aluguel de jazigo ou serviço de cremação no RJ. Garantimos auxílio completo e especializado, além de atendimento qualificado 24h. Entre em contato!