Longe de ser apenas uma questão prática, o caixão é o receptáculo que honrará a memória e a dignidade de quem partiu. Com uma vasta gama de modelos, materiais e designs no mercado, saber os diferentes tipos de material para caixão e como escolher o mais adequado é fundamental. Isso garante uma despedida respeitosa e que reflita as preferências do falecido e de sua família. Entenda mais neste artigo da Funerária Pax Rio 24h!
O material utilizado na fabricação define a estética, a durabilidade (importante em casos de sepultamento perpétuo) e o custo do caixão.
São os tipos de material para caixão mais tradicionais e valorizados. São feitos de madeiras nobres, como mogno, carvalho ou cedro. Oferecem maior resistência, um acabamento mais refinado e detalhes luxuosos. São escolhas que priorizam a solenidade e a durabilidade, sendo frequentemente utilizados em jazigos perpétuos.
Geralmente, são os modelos de custo mais elevado.
São tipos de material para caixão mais acessíveis, feitos de painéis de fibra de madeira.
Oferecem uma boa relação custo-benefício, permitindo uma variedade maior de designs, cores e acabamentos (como vernizes e revestimentos). Podem ser utilizados tanto para cremação quanto para sepultamento.
Essa categoria inclui tipos de material para caixão feitos de materiais orgânicos e sustentáveis.
Utilizam materiais de rápida decomposição, como bambu, vime, papel reciclado ou materiais orgânicos. São ideais para famílias que buscam um funeral ecológico e menos agressivo ao meio ambiente.
Embora menos comuns no Brasil do que nos Estados Unidos, por exemplo, alguns tipos de material para caixão são feitos de metal (aço, cobre). Oferecem extrema durabilidade e resistência à corrosão.
Além do material, o formato e o design são cruciais na hora de identificar os tipos de caixão:
O acabamento interno também define o modelo, incluindo forros acolchoados, bordados e a presença de visores para o velório.
Na Funerária Pax Rio 24h, tradição, cuidado e profissionalismo se unem para oferecer um serviço de excelência. Assim, não se busca preservar apenas o corpo, mas também a memória e a dignidade de quem partiu.
Entre em contato e conheça nossos serviços e cemitérios atendidos!
Quer saber se existe regra para ter o caixão fechado ou aberto? Nós ajudamos a…
Já ouviu falar de enterro ecológico? Conheça mais desse assunto neste artigo da Funerária Pax…
Quantos ritos de despedida ao redor do mundo você conhece? Neste Finados, mate a curiosidade…
No artigo, entenda como eternizar o ente querido em um diamante de cinzas. Confira com…
No artigo, a Funerária Pax Rio 24h te conta tudo sobre a origem histórica do…
No artigo, a Funerária Pax Rio 24h te explica o que são museus funerários, mostra…