Luto de cachorro: esse fato pode mesmo existir? Confira!

Luto de cachorro realmente existe

Compartilhe!

Quando nós humanos perdemos alguém especial em nossas vidas ficamos muito entristecidos.  O sentimento de luto acaba chegando e ocupa um lugar grande na rotina. Saber que alguém faleceu mexe até com o organismo dos humanos. Uns acabam sentindo mais que outros. Por isso, o suporte de amigos e familiares neste momento é fundamental para a melhora do bem-estar. Ter uma corrente de apoio pode ajudar muito no processo de luto. Falamos sempre sobre o sentimento nos seres humanos. Mas, os cachorros possuem uma inteligência emocional muito grande.  Com todo esse embargo emocional que os cães têm, qual seria o limite de entendimento deles? Será que quando uma pessoa próxima ao cão falece, eles sentem o luto? Luto de cachorro pode existir? Confira mais no artigo da Funerária Santa Casa 24h. Continue lendo!

Luto de cachorro é real?

Primeiramente, os humanos não são os únicos a sentirem o luto. O luto de cachorro é um fato que realmente acontece. existem até estudos comprovando essa tese no mundo acadêmico. Os cães podem sentir quando perdem uma pessoa ou um animal importante em suas vidas. Como eles estão constantemente com o então falecido, quando eles vão embora acabam sentindo sua falta. Com isso, um ponto importante a ser abordado é que o luto de cachorro está mais associado com o sentimento da saudade do que outras emoções. Eles são muito sensíveis e amorosos, o que gera ligações profundas com quem os ama. Portanto, a morte de alguém especial pode, sim, abalar o emocional desse pet. 

Principais sinais de luto no cachorro

Nesse momento é muito importante conhecer bem seu amigo canino. Pois, ele irá transmitir os sinais através se seus comportamentos. Dessa forma, observar suas ações do dia a dia podem ajudar muito o animalzinho. O temperamento é o termômetro de medição da emoção do animal. Algumas mudanças comportamentais que podem sinalizar que o cachorro está sofrendo de luto são:  

  • ansiedade; 
  • agressividade;
  • perda do apetite; 
  • falta de interação social;
  • xixi e cocô no local errado. 

Com esses indícios seria interessante levar o cão até um veterinário. Ele passará o melhor tratamento para o animal se sentir bem novamente.

Técnicas para ajudar o seu pet enlutado

O luto de cachorro é um momento muito difícil, pois a personalidade alegre e feliz deles pode sumir. E como consequência, assustar os pais humanos. Para recuperar o emocional do cachorro, existem algumas técnicas que ajudam bastante. Como, por exemplo, dar carinho para o cão. Mostrando o seu amor por ele com beijos, abraços e carinho auxilia a melhorar o temperamento do animal. Já que, ele fica muito carente quando perde alguém especial. 

Mime o seu amigo com brincadeiras, petiscos e passeios tranquilos. Mas, nada muito exagerado, pois não queremos tirá-lo de sua rotina original. Por fim, observe a alimentação do cachorro. Porque, se ele não comer direito, automaticamente ficará mais fraco. Desse modo, case combinações além de rações que ele possa comer. 

Contudo, para fazer isso, pergunte sempre para o veterinário de confiança se essa ação pode ser feita.

Conheça a Funerária Santa Casa 24h 

Esse artigo te ajudou a entender melhor sobre o luto de cachorro?  Somos referência em assistência funerária no Rio de Janeiro e podemos oferecer ajuda em outras coisas no momento delicado da perda de alguém querido. 

Oferecemos plano funerário com cobertura completa, incluindo cremação e translado de corpo

Contamos ainda com uma equipe atenciosa para te ajudar nesse momento tão difícil. Entre em contato!