Lidar com o luto infantil: entenda como funciona o processo!

Criança triste sentada no chão precisa aprender a lidar com o luto infantil

Compartilhe!

Se lidar com a morte é sempre uma tarefa muito dolorosa e difícil para nós, adultos, que entendemos o ciclo da vida, imagina para as crianças? Ainda mais que cada um tem a sua maneira particular de reagir à perda de um ente querido. Nesse sentido, a Funerária Pax Rio 24h preparou um guia sobre como lidar com o luto infantil. Continue a leitura!

Afinal, as crianças sabem o que é a morte?

Em primeiro lugar, para lidar com luto infantil, precisamos refletir qual a percepção da criança sobre a morte. Segundo estudos psicológicos, até os 3 anos, a criança não sabe o que é a morte, entende-se apenas como saudade e ausência. Já dos 3 aos 6 anos, os pequenos veem a morte como algo passageiro e temporário. Dos 7 aos 10 anos, as crianças já compreendem a morte e tentam buscar explicações plausíveis para esse feito. A partir dos 11 anos, as crianças já entendem que é um fluxo natural da vida.

Para ajudar nesse processo, existem alguns livros que possam facilitar a interpretação dos pequenos.

Como lidar com o luto infantil em 5 passos

1- Seja franco com a criança

Primeiramente, não tente “fantasiar” a morte. Por exemplo, explicar que “o papai foi fazer uma longa viagem” e “o vovô está descansando no céu”. Essas falas levam as crianças a acreditarem que a morte é reversível. Ou seja, as crianças se questionam “por que não vamos visitar o papai?” ou “vamos acordar o vovô”.

2- Respeite o momento de luto

Após ser realista com a criança, para lidar com o luto infantil, respeite-a e deixe-a sentir a dor da perda. Em alguns casos, os pequenos irão entrar na fase de negação e reprimir os sentimentos. Já outros, irão chorar, fazer birra, rejeitar alimentação, ter queda de rendimento escolar — que são comportamentos totalmente compreensíveis.

3- Compartilhe memórias afetivas

A terceira dica para lidar com o luto infantil é preservar as memórias afetivas da criança com o falecido. Busque restaurar fotos, vídeos de momentos felizes juntos. Jamais tente apagar da memória da criança achando que isso ajudará no processo da dor. Pelo contrário, isso é um fator importante para o desenvolvimento da personalidade da criança.

4- Transmita confiança para a criança

Outro passo importante é transmitir confiança e ajuda para a criança. Isso porque ao perder o ente querido próximo, mãe ou pai, ela se sentirá insegura e desprotegida. Como cuidador e responsável por ela, tente acolhê-la e mostrar que ela sempre poderá contar com você.

5- Busque ajuda psicológica

Fechando as nossas dicas para lidar com o luto infantil, leve-a para terapia! Em outras palavras, um profissional especializado poderá ter uma visão mais assertiva para ressignificar a morte.

Conte com os serviços da Funerária Pax Rio 24h!

A Funerária Pax Rio 24h se preocupa com o cuidado de lidar com o luto infantil. Nossa equipe é especializada em prestar atendimento humanizado nesse momento delicado. Oferecemos serviço de cremação, translado e planos funerários. Atendemos no Cemitério Memorial do Carmo, Cemitério São João Batista e diversas outras necrópoles da cidade.

Funcionamos 24h! Entre em contato conosco e tire suas dúvidas. Se preferir, ligue para nossa Central de Atendimento (21) 4105-4666.