Conheça 5 curiosidades sobre cremação que você não sabia!
Devido a lotações em cemitérios, tem sido mais comum optarem por cremar o corpo do falecido. Se trata de um processo inofensivo e com preços mais acessíveis atualmente. Entretanto, esse método ainda é cercado de mitos e dúvidas. Por isso, existem muitas curiosidades sobre a cremação. Vamos aprender quais são elas? Segue a leitura!
5 curiosidades sobre a cremação
1- Ritual fúnebre mais antigo do mundo
Esse método teve origem há milhares de anos! Portanto, é considerado dos rituais fúnebres o mais antigo. Existem registros dos gregos cremando corpos por volta de 1.000 a.C.. Entretanto, em uma pesquisa publicada recentemente pela revista científica PLOS ONE, é ainda mais antigo esse processo. Nela, indica que a cremação mais antiga foi no Oriente cerca de 7.000 a.C..
2- Não prejudica o meio ambiente
Uma das maiores mentiras acerca desse processo é que ele prejudica o meio ambiente. Porém, esse é um pensamento errado. A ação de cremar alguém é considerada sustentável. Além disso, também é higiênica. As cinzas e o fogo usado não poluem. Seus resíduos são removidos através de filtros de ar.
3- Algumas religiões não a aceitam
Não são todas as religiões que aceitam que cadáveres sejam cremados. O judaísmo e islamismo não são a favor desse método. Para elas, isso é proibido, pois, creem que o corpo voltará à terra.
Para judeus ortodoxos, a cremação desonra e mutila o corpo após a morte. Sendo uma ofensa ao espírito e desrespeito aos que se foram. Por outro lado, no islamismo cremar um corpo voluntariamente é proibido. Seu sepultamento deve ser feito na terra. Pois, quando alguém morre, sua alma é visitada por anjos.
4- Existem países que essa prática é comum
O Japão é o país com maior porcentagem de corpos cremados, são 99,99%. Devido a ser um local com pouca extensão de terra, muito povoada e, além disso, a religião influencia. Junto dos japoneses, chineses e ingleses também fazem grande uso desse método.
No Brasil, temos grande território de terra, ou seja, muitos cemitérios. E devido à religião, a cremação foi implementada no país tardiamente.
5- Individual
No processo de cremação, cada cadáver é incinerado de forma individual. O motivo disso é para que não ocorra contato com restos mortais de outra pessoa. Caso haja, é considerado ilegal. Além disso, os equipamentos de hoje em dia conseguem ocupar apenas um corpo adulto por vez.
Conheça a Funerária Pax Rio 24h!
Nós somos a Funerária Pax Rio 24h, uma empresa de assistência funerária. Prestamos serviços de funeral, traslado e cremações. Trabalhamos também com atividades burocráticas e plano funeral. Quer saber mais sobre a gente? Entre em contato conosco!