Quem assiste séries criminais ou médicas, já deve ter ouvido falar em autópsia e necropsia. Esses procedimentos são utilizados por médicos legistas, por exemplo, para entender a causa mortis, entre outras questões acerca do falecimento de uma pessoa. Os ajudam a entender como ela aconteceu.
Mas, você sabe qual a diferença entre esses termos? Nós explicamos! Aqui, a Funerária Pax Rio 24h explica o que diversifica autópsia e necropsia, além de outras expressões relacionadas. Prossiga a leitura para entender!
Vamos começar pela necropsia! Do grego, necro significa morto e psia ação de ver ou examinar. Ou seja, analisar o cadáver. Dessa forma, refere-se ao processo de estudar o corpo do falecido. No processo, são realizadas análises com o objetivo de determinar causa mortis, tanto em mortes naturais como violentas.
Por sua vez, a autópsia, apesar de ser comumente utilizada como sinônimo de necropsia, refere-se a algo diferente. No jargão popular, representa o mesmo estudo do caso anterior. No entanto, ao observar a palavra, entende-se que é uma referência ao estudo de algo vivo. No caso, de si mesmo: auto – por si mesmo e psia – exame. Um exemplo é a análise de mama, que ocorre para verificação de cânceres.
Sendo assim, ainda que sejam termos utilizados habitualmente para referir-se a coisas similares, como sinônimos, autópsia e necropsia não são a mesma coisa! Enquanto o primeiro se refere a algo vivo, o segundo menciona um estudo realizado em corpo morto, geralmente em necrotério.
Além de autópsia e necropsia, existem outros termos usualmente utilizados após o falecimento de alguém. Você pode ter dúvidas quanto ao seu significado. Por isso, ainda vamos falar de dois deles, começando pela biópsia. Palavra parecida com as duas citadas anteriormente, refere-se ao estudo de uma parte específica do corpo. Em geral, ocorre quando há suspeita de haver uma toxina ou câncer em certo tecido ou órgão do cadáver. Assim, o legista o retira para analisar e oferecer um diagnóstico.
Por fim, vamos falar da exumação. Esse é um processo que acontece quando é preciso realizar um exame cadavérico quando o corpo já foi sepultado. Ou seja, é preciso desenterrá-lo e remover o corpo de sua sepultura. Assim, pode ser examinado, no processo de necropsia. Pode ocorrer quando surgem novas informações sobre um caso criminal ou quando é preciso fazer teste de DNA, por exemplo.
Achou este artigo útil para entender a diferença entre autópsia e necropsia? A Funerária Pax Rio 24h pode ajudar você ainda mais! Somos uma funerária do RJ. Oferecemos serviços de assistência, como traslado de corpo e auxílio para a contatação do cemitério ou crematório desejado no RJ. Garantimos um atendimento atencioso, profissional e especializado. Também contamos com o plano funeral.
Precisa de algum dos nossos serviços? Entre já em contato conosco!
No artigo, entenda como eternizar o ente querido em um diamante de cinzas. Confira com…
No artigo, a Funerária Pax Rio 24h te conta tudo sobre a origem histórica do…
No artigo, a Funerária Pax Rio 24h te explica o que são museus funerários, mostra…
Você conhece as lendas urbanas do Brasil? No artigo, descubra histórias misteriosas que fazem parte…
Tem medo de sonhar com velório? Não precisa. Entenda mais nesse artigo da Funerária Pax…
Lidar com a dor da perda de um pai nunca é fácil. E a Funerária…