Veja os 9 acidentes domésticos que mais acontecem com os idosos!
Dessa forma, proporcionar um ambiente seguro para os idosos é o melhor caminho para evitar acidentes domésticos. Pois, eles acabam se sentindo mais confiantes em casa. Além disso, ainda diminui o estresse e faz com que eles percam o medo de transitar durante a noite, entre outros fatores positivos. Portanto, o lar é onde todos devem ter paz e tranquilidade em sua própria rotina.
A seguir, veja os mais comuns!
9 acidentes domésticos que ocorrem com os idosos
1- Cortes
Os idosos que preparam a sua própria comida devem tomar cuidado com facas em geral. Tanto as afiadas como as cegas possuem a capacidade de fazer algum ferimento na pele. Os cortes mais profundos são extremamente perigosos. Já que, podem pegar em veias importantes do organismo humano e provocar até mesmo hemorragia externa. Idosos não podem perder muita quantidade de sangue. É comum ocasionar tontura, queda de pressão, náuseas e palidez, levando a uma provável queda, devido à fraqueza.
2- Queimaduras
O fogão auxilia a nossa rotina, mas, independente da idade, todos devem ter cuidado com esse utensílio. Manusear panelas com água e óleo quente é perigoso demais para o bem-estar do idoso. Eles podem pegar de um jeito diferente e acabar se queimando. A queimadura mal cuidada abre caminho para infecções de risco. Por isso, sempre procure a ajuda de um profissional qualificado em qualquer emergência.
3- Quedas
É um acidente frequente entre os idosos. Os famosos escorregões geram transtornos à saúde de pessoas na terceira idade. Tapete, piso molhado e escadas necessitam de uma atenção maior. Pois, em algum desvio ao andar pode ocasionar um acidente.
Nesse sentido, colocar barras de apoio nos banheiros, tentar eliminar o máximo de tapetes em casa e sempre ter atenção em áreas molhadas são medidas importantes para evitar as quedas.
4- Choques
Promover uma casa segura para os idosos deve ser a prioridade entre os amigos e familiares. Por isso, deve-se verificar o estado da fiação do lar dos mesmos. Existe fio desencapado? O sistema elétrico é antigo? Caso a resposta seja sim, o primeiro passo é chamar um eletricista para coletar e mostrar o que tem de errado no ambiente e, assim, começar a renovação elétrica. Choques podem provocar formigamento, queimaduras, fibrilação, parada cardiorrespiratória e morte. Tudo isso depende da intensidade da carga elétrica na pessoa. Então, cuidado!
5- Engasgos
Frutas com bagaço, sementes, carnes esponjosas, dentre outros alimentos são capazes de causar engasgos. Dessa forma, evite comprar alimentos que possuem essas características. Todo cuidado é necessário. Alimentos são perigosos, mas é comum pessoas se engasgarem, inclusive, com água. Fique sempre atento. Se o idoso precisar de ajuda para se alimentar, ofereça pequenas quantidades por vez.
6- Intoxicações
Os idosos são mais suscetíveis a intoxicações devido a problemas de visão ou cognição, que podem dificultar a identificação de medicamentos ou produtos de limpeza. Mantenha os remédios em suas embalagens originais e em locais de fácil acesso, mas fora do alcance de crianças. Além disso, armazene produtos químicos domésticos em áreas seguras e rotule claramente os recipientes.
7- Estrangulamento
Este é um risco particularmente sério para os idosos que usam dispositivos médicos como oxigênio ou aqueles que têm problemas de mobilidade. Certifique-se de que os fios estejam organizados e fora do caminho, evitando assim o risco de tropeçar e causar estrangulamento acidental. Se possível, mantenha acompanhamento regular.
8- Lesões por quedas de móveis
Quedas de móveis, como estantes ou armários, podem representar um risco significativo para os idosos. Isto é, especialmente se eles tentarem alcançar itens em prateleiras altas. Certifique-se de que os móveis estejam firmemente fixados à parede para evitar tombamentos acidentais e mantenha os itens que são mais utilizados em locais mais acessíveis.
9- Incêndios domésticos
Os idosos podem estar em maior risco de incêndios domésticos. Afinal, podem tentar cozinhar e esquecer que o fogão está ligado, por exemplo. Isso pode originar um incêndio, um dos principais e mais comuns acidentes domésticos. E, devido a problemas de mobilidade ou cognitivos, a fuga dos idosos pode ser dificultada nesse caso de emergência. Por isso, se possível, mantenha alguém responsável por supervisionar e ajudar o idoso a cozinhar. Além disso, certifique-se de que haja detectores de fumaça na casa e ensine o idoso sobre planos de evacuação.
Está precisando de assistência funeral? Conte conosco!
Achou nossas dicas sobre os acidentes domésticos relevantes? Agora, é hora de escolher uma empresa de confiança para você ou sua família! A Funerária Pax Rio 24h é uma empresa de assistência funerária completa. Oferecemos traslado de corpo, ajuda com cremação no RJ, sepultamento e ornamentação de capela.
Conte com os serviços completos dessa funerária no Rio de Janeiro. Entre em contato!